Páginas

domingo, 13 de março de 2011

Menstruação SEM DÚVIDAS

Ou você aprende a conviver com ela...Ou você aprende ! Para não deixar que os dias da menstruação atrapalhem você, desvende o ciclo menstrual, drible as cólicas e saiba como lidar com a TPM 



Em algum momneto (de TPM, provavelmente), você já desejou nunca mais menstruar na vida. Por que, afinal, ficar inchada, com vida. Por que, afinal, ficar inchada, com espinhas, irritada com qualquer coisa e ainda ter que usar absorvente ? Na verdade, tudo isso é só um pouquinho do que acontece dentro de você. A maior parte do processo de 28 dias, que incliu a     produção de vários hormônios e a liberação de um óvulo, você nem percebe. A menstruação é só o resultado final de uma vontade do seu corpo : hospedar um feto (um bebê, no futuro) no útero. Para isso, o seu organismo faz o ritual de preparação todo mês. Quando dá errado, ou seja, o óvulo não é fecundado, você menstrua. O sangue liberado no período menstrual é o revestimento do útero, onde o feito iria ser abrigado. A partir dos 10 anos, o corpo já se prepara para que a primeira menstruação, chamada de menarca, aconteça. E você só deixa de menstruar lá pelos 50 anos ! Por isso, esta matéria é para ajudar você a enfrentar esse logo caminho pela frente. Tire as suas dúvidas sobre ciclo menstrual, TPM, cólicas, pílula anticoncepcional e absorventes. Saber lidar com esses dias vai deixá-los mais felizes !



SERÁ QUE É NORMAL ?
Deixe de lado as encanações e dúvidas sobre a sua menstruação e fique esperta para possíveis probleminhas.
Estar com 14 anos e ainda não ter menstruado 
Não é comum hoje em dia, mas pode acontecer. A maioria das meninas costuma ter a menarca (primeira menstruação) entre 10 e 13 anos de idade. Mas há casos em que ela chega antes ou depois. Ela só nãopode chegar após os 16 anos. Nessa situação, o ideal é procurar um ginecologista para ver se há algo errado.
Menstruar duas vezes por mêsEstado de alerta ! A menstruação deve vir todos os meses, mas apenas uma vez. Menstruar é simplesmente eliminar tudo aquilo que o seu corpo preparou para fazer do útero uma "casinha" para um bebê. Quando você não fica grávida, menstrua. E esse processo se repete todo mês.
Ter um ciclo irregular
Principalmente nos dois primeiros anos depois da primeira menstruação, é normal que ela falhe algumas vezes. Ou até mesmo que ela venha antes ou depois de completar o ciclo de 28 a 35 dias. Nessa faze, seu corpo ainda está amadurecendo e essas falhas são possíveis. Quem pratica muito esporte pode até ficar alguns meses sem menstruar, pois a prática faz com que seu corpo produza endorfina, que interfere nos hormônios que regulam a menstruação. O ciclo tende a regular. Se não acontecer isso, procure um médico.
Perder muuuuito sangue
Algumas meninas sentem como se estivesse saindo uma cachoeira de si mesmas quando estão naqueles dias. Outras, nem tanto. Normal, já que o fluxo de sangue varia de menina para menina e não segue uma regra. É importante apenas ficar atenta ao excesso de sangue que sai nessa época. Se ultrapassar quatro absorventes grandes bem cheios por dia, fique ligada porque pode ser excesso de sangramento. O ideal é ir ao ginecologista.
Ficar menstruada por mais de cinco dias
A média é que se fique menstruada de dois a sete dias. Caso o seu fluxo dure oito ou até mais que isso, tudo bem, mas o volume de sangue precisa diminuir. Cada uma tem um ritmo e isso varia de garota para garota.O tamanho do étero e a quantidade de hormônio influência nisso.
Expelir bolas de sangue ou um sangue amarronzado.
É assim mesmo. A cor do sangue varia de acordo com o fluxo. Se ele está intenso, o sangue pode vir vermelho-vivo e até sair sob a forma de pequenos coágulos. Se o fluxo estiver fraco (geralmente no fim da menstruação), é normal que ele venha marrom, mais sequinho e meio parecido com borra de café
Ficar cheia de espinhas durante o período menstrualSupernormal ! Ainda mais durante a TPM, que é quando há uma maior quantidade do hormõnio progesterona no corpo. Ele aumenta a oleosidade da pele e isso a deixa mais propensa à acne.

{12 anos é a idade média da primeira menstruação das garotas brasileiras}beijos
post d: Glokas

Nenhum comentário:

Postar um comentário